quinta-feira, 14 de abril de 2011

O ouro (Resenha)

Por Donivaldo de Sousa / Sueli Aires / Erivaneide Ribeiro / Verõnica Lira

O texto retirado do livro “A menina dos olhos do mundo” de Thiago de Mello (1991, p.113) apresenta linguagens informativas e poéticas. Trata-se de uma obra literária, escrita em prosa, porém sua predominância é de cunho poético, por estar carregado de poesias. Para o autor o tema abordado pode ser a felicidade ou a desgraça do homem.
O autor inicia o texto utilizando-se da função referencial, informando de forma objetiva, sobre a origem do ouro e onde ele é encontrado. Em seguida ele passa a fazer uso de uma linguagem poética e figurada, através da personificação, quando diz que o sol tem mão (“”) o autor faz com que o sol assuma a figura de homem/pessoa. Também faz uso da antítese, ao dizer que o ouro pode ser a fortuna ou a danação do homem, onde a palavra fortuna opõe-se a danação. Além disso, elas são empregadas com outro sentido diferente do usual, através da conotação, já que fortuna assume o significado de felicidade e danação de infelicidade.
Portanto, a leitura do texto de Mello torna-se prazerosa para o leitor por proporcioná-lo uma viagem a um mundo literário e poético, através do jogo das palavras e brincadeiras vocabulares, que prendem a atenção do leitor e aguçam a sua imaginação.




Referencial:
MELLO, Thiago de. Amazônia. A menina dos olhos do mundo. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1991, p. 113.

Nenhum comentário:

Postar um comentário