quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Barroco no Brasil

Por Edilânia Augusto / Ismael André / Robson Cleton


               A palavra barroco surge com o objetivo de designara pérolas de superfície irregular e preço inferior, tendo assim, a palavra um valor depreciativo, bizarro e extravagante.
Como movimento artístico e filosófico, o barroco nasce a partir do conflito entre a Reforma Protestante e a Contra Reforma, por volta de todo o século XVII e metade do século XVIII, com um estilo exuberante.
Caracteristicamente a literatura barroca destaca-se pela divisão do homem entre a fé e a razão. É o Antropocentrismo versus o Teocentrismo. Destaca-se ainda pela linguagem rebuscada e trabalhada ao extremo, usando muitos recursos estilísticos e figuras de linguagem e sintaxe.
Este período tem como marco inicial no Brasil o poema épico Prosopopeia de Bento Teixeira em 1601. Por ser uma obra de leitura cansativa e menos prazerosa, tal poema tem valor apenas histórico. Como obra principal do Barroco no Brasil destaca-se O Sermão da Sexagésima de Padre Antônio Vieira.
Como representantes deste período sobressaíram-se Gregório de Matos na poesia e Padre Antônio Vieira na prosa. Este se destacou com seus famosos sermões que manifestavam questões polêmicas como a luta pela independência de Portugal, o confronto dos holandeses no nordeste, a escravidão índia e negra, a defesa dos judeus e cristão-novos contra a intolerância da Inquisição.
Por fim, é necessário salientar a presença constante das linhas filosóficas como o cultismo (o jogo de palavras) e o conceptismo (o jogo de ideias) que visavam melhor explicar o conflito de idéias opostas, anteriormente mencionadas.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário